RSS

Já fez exercício (cerebral) hoje?

03 Abr

Cérebro exercício O nosso cérebro não é um músculo… mas, surpresa das surpresas, também precisa de ser exercitado (tal como um músculo)!

É através do cérebro que tudo se passa: o que sentimos; como nos movimentamos; como interagimos com o que nos rodeia; o que pensamos; como amamos; como nos relacionamos com os outros; etc, etc, etc.

Sendo um órgão de tanta importância, “o general do nosso corpo“, parece-me evidente que temos de cuidar bem dele! Sabemos, hoje em dia, que durante toda a nossa vida (da infância à velhice), o cérebro humano é capaz de se adaptar, de criar novas conexões e mesmo promover o crescimento de novos neurónios. Vejam este post a propósito: O cérebro em movimento”. Mas somente se for estimulado! Ou seja é “usar ou perder”.

Aqui fica uma lista de 10 exercícios para o cérebro, que promovem a sua estimulação e por isso o seu melhor funcionamento, prevenindo o declínio cognitivo:

  1. Falar com pessoas – discuta política, futebol, religião, filosofia… tanto faz, utilizar a argumentação é um óptimo exercício para o cérebro.
  2. Ler – revistas, livros, banda desenhada… Tanto quanto conseguir. Tal como no exercício físico comece devagar e vá progredindo para desafios maiores.
  3. Desligar a televisão – ver televisão em demasia, é basicamente andar com o “autopiloto” ligado, não obriga a pensar muito, é uma espécie de estagnação cerebral. No entanto, é possível utilizar a TV como exercício para o cérebro. Veja programas mais educativos, séries que obriguem a memorizar episódios anteriores, enredos complexos que o forcem a analisar e a pensar nas personagens e histórias.
  4. Fazer puzzles, sudoku, palavras cruzadas – isto é o correspondente a levantar pesos no ginásio!
  5. Ouvir música – a investigação mostra que a música ajuda na aprendizagem, na formação de memórias, no controlo de estados de ansiedade e mesmo na organização do conhecimento. Vejam este post: “A música e o cérebro“.
  6. Dormir bem – é das coisas mais importantes para um cérebro saudável. Podem ver aqui: “a importância de uma boa noite de sono“.
  7. Fazer exercício físico –  “Mente sã em corpo são”. Demonstrou-se que o exercício físico, independentemente da idade em que se começa, melhora a circulação sanguínea cerebral e permite, por isso, potenciar algumas funções como a memória e outras capacidades cognitivas. Vejam aqui uma investigação que comprova isso mesmo.
  8. Aprender algo novo – aprender a tocar um instrumento, aprender um novo desporto ou hobby, todos estes desafios são importantes e ajudam a manter o cérebro são.
  9. Relaxar – o cérebro, tal como o corpo, também precisa de momentos mais calmos. Em que reduza a sua carga de trabalho. Saiba porque isto é importante em: “A arte de nada fazer“.
  10. Exercer a curiosidade – descubra coisas novas, pesquise um tema na internet ou em livros, esteja atento a pequenos detalhes do dia a dia.

Bom treino!

Abraços

Diogo Guerreiro 2014

 

Anúncios
 

Etiquetas: , , ,

2 responses to “Já fez exercício (cerebral) hoje?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: