RSS

Acerca de mim

Diogo Guerreiro

DG

Versão light

Sou médico psiquiatra por escolha e porque gosto mesmo disto.

Desde sempre curioso e de mente aberta. Gosto de aprender, de ensinar, de investigar, de escrever, de ver as múltiplas perspectivas da realidade, de questionar.

Desde 2005 que faço clínica de Psiquiatria, em diversas vertentes e grupos específicos. Mas a minha curiosidade levou-me a várias outras experiências profissionais: ensino, edição, consultoria… e quem sabe o que se seguirá?

Sou de gostos simples, uma boa conversa, ler, ver filmes, viajar, brincar com os meus filhos, andar de bicicleta, fotografia…  Não gosto de pressas, confusões e multidões.

Este blogue pessoal surge com o objectivo de fazer algo diferente… De misturar várias das minhas paixões, a psiquiatria, a escrita, a música, a leitura, a arte, a discussão e mesmo o humor, num enorme “cocktail” e ver o que sairá disto. Espero que gostem e que participem!

Versão mais “a sério”

Licenciou-se em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, em 2003. De seguida realizou o internato geral no Hospital São Francisco Xavier.

Especializou-se em Psiquiatria e Saúde Mental, tendo feito a sua formação no Hospital de Santa Maria, entre 2005-10. Até 2011 manteve-se neste serviço, como assistente hospitalar. Posteriormente, entre 2012-13 integrou o Serviço de Psiquiatria do Hospital Garcia de Orta. Desde 2014 trabalha exclusivamente em prática privada em várias clínicas de referência.

Doutourou-se na área da Medicina, especialidade de Psiquiatria e Saúde Mental, em 2014. O tema da sua tese são os comportamentos autolesivos na adolescência e o orientador foi o Professor Daniel Sampaio.

Foi Assistente da Cadeira de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, de 2008-14. Entre 2015-17 foi Professor Auxiliar Convidado nesta mesma Universidade. Docente do Mestrado em Psicopatologia da FMUL. Docente regular da pós-graduação iPsiquiatria da Universidade do Minho. Colabora frequentemente com IPSS da área da Saúde Mental, com as Associações de Estudantes de ambas as Faculdades de Medicina de Lisboa e com outras associações da sociedade civil.

Áreas de especial interesse: perturbações do humor e ansiedade, prevenção dos comportamentos autolesivos, psicossomática e perturbações psicóticas.

Vasta experiência em Psiquiatria de Adultos e de Adolescentes, no acompanhamento em ambulatório, em internamento e no contexto de equipas multidisciplinares.

Tem participado ativamente em vários projectos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos em revistas internacionais e nacionais e realizado múltiplas comunicações em encontros científicos. É também autor de vários capítulos de livros técnicos na área da Psiquiatria (ver outras escritas).

Pós-graduações: investigação em Medicina; estatística aplicada à Psiquiatria; medical writing; medical affairs e formação de formadores.

É consultor científico na área do Sistema Nervoso Central na Angelini Farmacêutica desde 2015.

Foi editor (quality advisor) do site BMJ Best Practice entre 2014-17.

 

Participação em organizações e sociedades:

  • Membro da direcção do Grupo de acção comunitária (IPSS para reabilitação de pessoas com doença mental), entre 2006-07;
  • Membro fundador e da direcção da Associação Portuguesa de Internos de psiquiatria, entre 2007-08;
  • Membro da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, sendo vogal da direcção entre 2009-11;
  • Vice-presidente do Núcleo de Estudos do Suicídio entre 2012-15;
  • Membro consultivo da Distrital da Grande Lisboa da Ordem dos Médicos para o triénio 2014-16;
  • Membro fundador e da direção da Associação Portuguesa de Psicopatologia, desde 2014;
  • Consultor da comissão científica da Plataforma SaudeMental.pt desde 2017.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

O meu perfil no LinkedIn

Anúncios
 

Os comentários estão fechados.

 
%d bloggers like this: