Blog

  • Por mais que quisesse, não me consigo multiplicar.

    Sei que as minhas consultas de psiquiatria têm tido muita procura, e fico muito grato pela confiança. Mas cheguei a um ponto em que até marcar os pacientes que já acompanho se tornou um desafio…… Ler mais

  • Foto-reportagem da apresentação do livro Não complique (e outros 17 bons hábitos de saúde mental)

    Foi bonita a festa, uma celebração e um momento de união. Ontem na sala de âmbito cultural do El Corte Inglês, foi lançado este meu novo livro. Como se pode ver pela minha cara, estava… Ler mais

  • As Férias fazem bem à Saúde?

    Férias… Quer seja na praia, no campo ou na montanha… de “papo para o ar” ou com actividades planeadas para o dia todo, não creio que exista palavra que associemos mais a estarmos bem, relaxados… Ler mais

  • Contemplação de Julho

    Salvador Dalí (1938) Disappearing Image Ler mais

  • Pais e adolescentes

    Curiosamente recebi nestas semanas dois pedidos de jornalistas diferentes para conversar um pouco sobre a relação pais e filhos na adolescência… Pelas perguntas que foram levantadas percebi que existem muitas dúvidas, muitas questões, muitos medos.… Ler mais

  • Cansaço, sono e ansiedade

    Investigadores da Universidade de Berkeley demonstraram a ligação entre a privação de sono e a ansiedade antecipatória. Através de exames de imagem funcional, verificaram que quando pessoas saudáveis são submetidas a privação de sono, as zonas responsáveis… Ler mais

  • A Música e o Cérebro

    Nesta época de festivais de música, concertos ao ar livre, noites quentes em bares ou simplesmente nas nossas casas (a ouvir música); nada melhor do que reflectir acerca de algumas questões relacionadas: Porque é que gostamos… Ler mais

  • Reflexões Facebookianas

    A página de facebook do Reflexões atingiu os 1000 gostos! Já conhecem a página? Então toca a clicar: http://www.facebook.com/ReflexoesDeUmPsiquiatra Abraço DG 2013 Ler mais

  • Como odeio quando utilizam a palavra esquizofrenia para tudo e mais alguma coisa!

    A esquizofrenia é uma das mais graves doenças psiquiátricas, que mais sofrimento trás aos doentes e aos seus familiares, cujo o tratamento é difícil e que tanto prejuízo causa a nível pessoal, profissional, familiar e… Ler mais

  • Desculpa: porque é tão difícil?

    Aqui há uns dias estava a conduzir e passou a seguinte musica do John Mayer: “My stupid mouth”. E começa assim: My stupid mouth has got me in trouble I said too much again To… Ler mais

  • Alguma dúvida?

    Ler mais

  • O cérebro em movimento

    Ao contrário do que muitas pessoas acham, o nosso cérebro é um órgão muito dinâmico e em constante remodelação, consequência das experiências que vamos tendo, do nosso património genético (que não se expressa sempre da… Ler mais

Eu sou o Diogo

Bem-vindo ao Reflexões de um Psiquiatra, o meu canto na galáxia da internet, desde 2013. Aqui falo sobre saúde mental, sobre o quotidiano, sobre crises e alegrias. Vou partilhando alguns dos meus pensamentos e tento desmistificar alguns temas da saúde e da doença mental. Sou Médico Psiquiatra, mas também escritor, investigador, pai e marido.

Se quiser espreite o meu perfil no LinkedIn


Vamos conectar?