RSS
Imagem

E se as doenças “normais” fossem tratadas como a depressão?

10 Mar

se as doenças "normais" fossem tratadas como a depressão

Infelizmente isto acontece mesmo… As frase que os meus doentes com depressão dizem ouvir de familiares, amigos, conhecidos, colegas, são exactamente estas (sem tirar, nem por… com excepção do sotaque brasileiro). Já imaginou o que estes sentem?

A depressão não é uma situação que se possa resolver de forma voluntária, as pessoas deprimidas não conseguem simplesmente controlar os seus pensamentos e atitudes e ficar melhores.

Urge lutar contra este estigma e preconceito!

Mais sobre depressão aqui: https://reflexoesdeumpsiquiatra.com/2013/09/06/e-quando-ficamos-deprimidos

Abraços

DG 2014

 

Anúncios
 

Etiquetas: , , , ,

6 responses to “E se as doenças “normais” fossem tratadas como a depressão?

  1. Joana

    22 de Abril de 2014 at 20:56

    Como pessoa com uma depressao grave, multiplos internamentos, medicacao e tratamentos (inclusive eletroconvulsoterapia) ja ouvi estas frases e muito mais… ja me disseram que isso nao lhes aconteceria a elas porque sao otimistas ao contrario de mim… ja me chamaram egoista devido as diversas tentativas de suicidio, fraca e desprovida de forca de vontade. E muitas vezes dizem-me: olha para aqueles que tanto sofrem no mundo, em guerras, violencia, catastrofes naturais… e aprende com eles… Enfim calculo que de para perceber a ideia. Obrigada por manter este blog e procurar acabar com o estigma que subsiste. Boa sorte para a defesa de tese. Tambem eu em tempos andei nas andancas do doutoramento mas infelizmente tive de abandonar.

     
  2. Natália

    24 de Outubro de 2014 at 12:39

    Olá
    Sou depressiva já fazem dois anos, porém, desde que fui diagnosticada não sinto a mínima vergonha de falar o que sou.
    Minha mãe me acha doida por falar sobre isso normalmente… falar claramente, não importa quem esteja no local: aah, tenho que tomar meu remédio da cabeça! (No momento em que lembro de toma-lo)
    E nas redes sociais isso não é muito diferente. Não sou de ficar postando muita coisa sobre isso, porém sempre que vejo algo relacionado procuro comentar.
    Recentemente, eu fiz exatamente isso. Porém, a resposta que tive foi no mínimo deprimente. Uma moça começou a me chamar de vitimista e assim por diante. Disse que se eu me conhecesse melhor, não teria deixado a doença ir tão longe, e por ai vai… A maioria das pessoas ficou do meu lado, porém logo chegou outra menina para dar apoio e falar ainda mais asneiras sobre minha situação e repetir que depressivos normalmente se fazem de vítima.
    Eu me senti profundamente ofendida, não conseguia conter as lágrimas, porém agora que a dor passou um pouco, eu me decidi! Quero lutar! Lutar contra esse preconceito, essa discriminação que pessoas com depressão passam!
    O que gostaria de saber é o seguinte: existe alguma maneira de eu entrar com uma ação judicial contra essas meninas? E esse caso seria tratado com seriedade pelo juri?
    Porque, pode ser algo insignificante para pessoas que nunca passaram por isso, mas eu sei o quanto me deixou pra baixo e mais triste ainda as palavras proferidas por essas duas meninas! E o que eu quero é conscientizar as pessoas de que o que elas falaram é errado e machuca muito quem tá passando por isso na pele. Seria esplêndido se eu conseguisse ganhar a ação e o caso repercutisse, nem que fosse só um pouco…
    Eu pensei em fazer um blog pra contar do meu caso, mas a grande maioria dos que leriam seria depressivos, e eles já sabem exatamente o que eu senti.
    Gostaria muito de fazer algo a respeito!
    Desde já agradeço.

     
    • Reflexões de um Psiquiatra

      24 de Outubro de 2014 at 21:53

      Percebo e concordo que é absolutamente urgente combater o estigma. Não sei se será pela via judicial, penso que partirá da própria sociedade, de uma maior exigência dos que sofrem de uma doença mental, cujos os direitos devem ser iguais aos de quem sofre de qualquer outra doença. Obrigado pelo testemunho.

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: