Contra o estigma na saúde mental
15
Nov
Publicado por Reflexões de um Psiquiatra em 15 de Novembro de 2016 em Ansiedade, Bipolar, Cérebro, Consultar um Psiquiatra, Demências, Depressão, Esquizofrenia, Família, Perturbações de sono, Psicose, Reflexão doença mental, Saúde Mental, Saúde mental na adolescência, Saúde Mental no trabalho, Sociedade
Etiquetas: Portugal, Reflexões sobre Psiquiatria, Saúde Mental
Diogo Guerreiro
Médico Psiquiatra
miluramalho
16 de Novembro de 2016 at 15:43
Republicou isto em Miluramalho’s Blog.
Inês Ferreira
2 de Dezembro de 2016 at 23:04
O que se poderá considerar “anormal”? Ou falamos apenas do espectro alargado das características humanas e individuais? É sempre importante reflectir e, sobretudo, aceitarmos as nossas diferenças.
http://apsiquiatriadaines.blogspot.pt/
Reflexões de um Psiquiatra
22 de Dezembro de 2016 at 18:14
Cara Inês, peço desculpa só agora vi que tinha um comentário pendente há tanto tempo.
Essa discussão do que é normal ou anormal é das mais difíceis, depende de qual a conceptualização em que estamos a discutir, se médias estatísticas, se padrões de normalidade cultural, se dentro da perspetiva biomédica, se dentro de conceitos psicossociais… Fico muito preocupado quando as coisas são “normais demais”. Quando estou com pacientes e eles se preocupam com a questão do “isto é normal?” tento sempre que valorizem menos essa questão. São as coisas que se passam com eles, é a verdade deles, é o seu sentimento… se é normal ou não, não sei se interessa. Agora é sempre importante refletirmos sobre isto.
Já agora boa sorte com o seu blog, um abraço e boas festas.
Diogo