Tonturas persistentes, problemas de estômago ou intestinos, disfunção erétil e dores de cabeça podem ser sintoma de que algo não está bem. Mas não necessariamente com o seu corpo… Somatizar, ou seja, transportar o mal-estar emocional da sua mente para o seu corpo, não é assim tão fora do vulgar.
Se estamos nervosos, as pernas tremem; se estamos apaixonados sentimos borboletas no estômago; se apanhamos um susto, lá vêm aquele aperto no peito. São muitos os sintomas físicos que não controlamos provocados pelas nossas emoções.
(…)
Mas quando preocupamos, as coisas podem dar para o torto… A somatização define-se pela presença de sintomas físicos que não estão ligados a nenhuma doença física detetável. E, como nos explica o psiquiatra Diogo Guerreiro, apesar de serem muito comuns na população em geral, a sua causa é em larga medida desconhecida. De qualquer forma, de acordo com o psiquiatra, considera-se que a maioria dos casos, “surge a partir de uma interpretação exagerada de sensações corporais normais, que são vistas pela pessoa como sinais de doença. Esta preocupação leva a que a pessoa se foque ainda mais nestas sensações, levando a uma espiral de maior preocupação, ansiedade e exacerbação dos sintomas.”
(…)
Sintomas mais comuns de somatização
A lista de possíveis sintomas associados a um processo de somatização é quase tão vasta como a de sintomas físicos que é possível sentirmos, no entanto, há quatro grupos de queixas mais frequentes:
- a dor (de cabeça, de barriga, muscular, …)
- os sintomas gastrointestinais (náuseas, vómitos, intolerâncias alimentares, …)
- os sintomas a nível da sexualidade (perda de libido, disfunção erétil, anorgasmia, …)
- os sintomas pseudoneurológicos (tonturas, vertigens, perda de sensibilidade dos membros, dificuldades na deglutição, …)
Mais uma colaboração com o portal MSN Saúde.
O artigo completo pode ser visto neste link: saude.pt.msn.com/somatizacao-quando-a-nossa-cabeca-poe-o-corpo-doente
Um abraço a todos
DG 2014
Maria do Socorro Batbosa
12 de Abril de 2016 at 21:21
Parabéns! O texto abordado me edificou profundamente!… Louvo e agradeço a Deus pela vida de voces e continue edificando em cada dia. Bjs no coracao.
Reflexões de um Psiquiatra
12 de Abril de 2016 at 21:59
Agradeço o elogio. Cumprimentos. DG