Esta iniciativa tem o apoio de mais de 200 organizações que representam doentes, comunidades científicas e profissionais de saúde, das várias disciplinas que se focam no estudo do cérebro. Para além de vários comissários europeus, o projeto também recebeu o apoio significativo e entusiasta por parte do Parlamento Europeu e dos Estados-membros da União Europeia.
Com o lançamento do ano do cérebro na Europa em 2014, pretende-se conseguir consciencializar e educar, alcançando um impacto significativo na modificação das percepções e redução dos estigmas.
O cérebro, porquê?
A estrutura mais complexa do universo encontra-se dentro de cada um de nós: o cérebro humano.
Com milhares de milhões de neurónios e uma quantidade incontável de redes de informação, apesar dos enormes progressos das neurociências nas últimas décadas, estamos longe de o compreender totalmente.
Além de fornecer a base de nossa personalidade, pensamentos, sentimentos e outras características humanas, o cérebro é também a origem de muitas doenças crónicas e incapacitantes, como é o caso das demências, com um enorme impacto na sociedade e que coloca uma crescente pressão sobre os sistemas de saúde, sobretudo à medida que as populações se tornam mais envelhecidas.
Aqui fica o link para a iniciativa: www.europeanbraincouncil.org
E um link para uma entrevista com o neurologista Alexandre Castro Caldas, a este propósito: RTP Play
E um documentário, da BBC, sobre a evolução do cérebro humano (em inglês, mas com legendas em português):
Um abraço a todos
Diogo Guerreiro
One response to “2014: Ano Europeu do Cérebro”