RSS

O Grande Gatsby

24 Maio

greatgatsbyEsta semana fui ao cinema ver “O Grande Gatsby“, adaptação cinematográfica da clássica obra do escritor americano F. Scott Fitzgerald e realizado por Baz Luhrmann (conhecido pelos filmes Australia, Moulin Rouge e Romeo + Juliet).

Gostei do filme, especialmente no que toca ao visual e à sonoridade. Os “loucos anos 20” são retratados numa visão moderna de irreverência e excentricidade. Como é difícil apostar em tudo senti que o argumento ficou um pouco desvalorizado, embora a história tenha ficado agradável falta-lhe qualquer coisa para tornar o filme numa verdadeira obra-prima.

Puxando “a brasa à minha sardinha”, o tempo presente do filme passa-se num hospital psiquiátrico (daqueles antigos, enormes e assustadores) em que o amigo do Grande Gatsby – Nick Carraway (Tobey Maguire) – está internado após um “colapso nervoso”, que se supõe consequência das intensas experiências porque passou com o seu amigo Gatsby. O psiquiatra (que não existe no romance original) estimula-o a falar (e a escrever) sobre o que se passou… e assim se desenrola a acção do filme baseada nas suas memórias. A personagem do psiquiatra, como se esperava, é bastante cliché… algo enigmática, formal,  aérea… fala com o seu doente enquanto faz jardinagem… mas revela-se uma boa pessoa, interessada e que consegue “dar a volta ao seu paciente”. Neste caso parece-me que se afigura como o típico “psiquiatra simpático”!

Deixo aqui um link interessante sobre “a psicanálise do Grande Gatsby“, para os mais curiosos!

Apesar de não ser uma obra-prima não deixo de recomendar este filme!

Bons filmes

DG

2013

Anúncios
 

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: