É habitual existir a expectativa que a época natalícia é, por si, uma altura feliz. Afinal é uma altura de celebração, de recomeços, de proximidade com as pessoas de quem gostamos. Mas, isto não corre sempre de acordo com o esperado. Sentir-se mais deprimido (ou ansioso) no Natal é algo, efetivamente, frequente.

Existem várias razões pelas quais isto pode acontecer, todo o rebuliço e stress desta altura, as mensagens constantes de felicidade (no matter what), o suposto reaproximar de amigos e familiares, podem colocar pressão acrescida em pessoas que estão em estado de fragilidade. Ou porque se sentem estranhos por “estar toda a gente feliz e eu não”, ou porque a angústia ou solidão que sentem é ainda mais vincada nesta fase… Isto pode acontecer apesar de não estarem nestes momentos sozinhos, muitas vezes sentir-se só na presença dos outros é uma experiência terrível.
Não nos podemos esquecer que os lutos, as separações ou as perdas não respeitam datas festivas. Tal como quando se está a sofrer de uma depressão ou de outra perturbação mental, é mesmo difícil sentir-se “feliz como é suposto”.
Quando se está deprimido ou ansioso é difícil aproveitar as ocasiões festivas. Não é possível forçar-se alguém (nem a si mesmo) a “estar bem”.
Algumas coisas podem ajudar:
- Manter o autocuidado, tomando bem conta da sua saúde física e mental.
- Aceitar que as coisas são como são. Se este ano não se sente assim tão bem, não faz mal.
- Tente combater a solidão. Prefira a companhia de pessoas com quem se possa sentir à vontade, que saibam o que está a passar e com que pode partilhar este momento sem que se force a colocar a “máscara de está tudo ótimo”.
- O álcool é um depressor, não se esqueça disso e consuma-o com moderação.
- Luz solar, desporto, meditação, são estratégias que podem ajudar. Que tal um passeio na natureza nesta época festiva?
- Liberte-se de expectativas, de procurar ter tudo perfeito ou de agradar a toda a gente.
- Dê a si mesmo uma prenda de natal. Uma coisa ou uma atividade que seja algo que goste realmente.
Aproveito para desejar umas boas festas e uma serena entrada em 2022 a todos os seguidores deste blog.
Um abraço e até breve.
Diogo Guerreiro
2021