Se o seu desejo secreto é tornar-se num CEO de um grupo económico perito nas artes da fraude fiscal, ou se quer ser o líder de uma “corporação do mal”, ou se se quer tornar num “polvo politico” cujo os tentáculos se estendem aos mais remotos buracos da sociedade, ou quiçá, ser o próximo empreendedor de sucesso especializado em esquemas piramidais; então este artigo é para si!
Não se trata de uma tarefa fácil desenvolver as características pessoais necessárias para um objectivo de tal porte, apenas ao alcance de uma pequena casta… mas se o seu objectivo é “viver acima das suas possibilidades, mas dizendo que os outros é que são uns malandros”, então está na altura de optimizar os seus traços de personalidade antissocial!
Nao é necessário possuir particular inteligência, beleza ou mesmo capacidade de comunicação, mas existem algumas características que vai ter de treinar intensamente (de preferência desde a infância ou adolescência) para chegar a tão almejado objectivo. Aqui fica o seu plano de treinos:
- Perca a sua capacidade de empatia (ou seja a capacidade de se por no lugar dos outros). Só assim poderá desprezar os direitos e os sentimentos dos outros, algo de extrema importância para o desenvolvimento do seu psicopata interior!
- Treine a arte da manipulação. Comece desde cedo, como criança, sempre a exigir mais um brinquedo. Torne-se num adolescente insuportável, perito em “criar tricas” ou um bully exemplar. Em adulto explore os outros para obter benefício material ou gratificação pessoal.
- Treine a resolução de conflitos de forma impulsiva e irresponsável. Não tolere qualquer frustração, seja hostil e violento. É um bom indicio envolver-se em “pancada” enquanto jovem para resolver os seus problemas. Quando tirar a carta de condução insulte os outros condutores e se lhe passarem à frente persiga-os, obrigue-os a parar e saque do seu taco de baseball.
- Treine a arte de não sentir remorsos ou culpa. Apesar de poder perceber que causa problemas ou dificuldades aos outros pelo seu comportamento antissocial, tente racionalizar cinicamente o seu comportamento ou (de preferência) culpe os outros. Se por acaso tiver problemas com a policia, ou antes disso com os pais ou com os professores, faça tudo menos modificar o seu comportamento.
- Abuse de substâncias. Se quiser mesmo aperfeiçoar os seus traços de personalidade antissocial, terá mesmo que se tornar alcoólico ou toxicodependente (de preferência seja também dealer).
Bom, aqui fica a minha contribuição. Espero que quando tiver sucesso na sua escalada dos degraus da influência e do poder, se lembre de mim e me arrange um belo tacho, OK?…
PS: Fica aqui um link para um artigo da Forbes que me parece muito apropriado – “Why (Some) Psychopaths Make Great CEOs”
DG 2014
Margarida
5 de Agosto de 2014 at 22:01
Espetacular. Grande Texto. Parabéns.
Reflexões de um Psiquiatra
5 de Agosto de 2014 at 22:29
Obrigado!