RSS

Como os cavalos podem ajudar na saúde mental?

17 Mar

Hoje foi dia de conhecer e de experienciar algo novo: Terapia Equina Relacional.

Terapia equina

A Terapeuta Alexandra Santana, do projecto “Quatro Patas e Uma Crina“, desafiou-me para conhecer as actividades que está a desenvolver no Centro Hípico da Costa do Estoril. Aceitei com muito agrado o convite e lá estive hoje à conversa e, claro, a experimentar na primeira pessoa a forma como estes fantásticos animais se relacionam e espelham as nossas emoções.

O seguinte texto foi retirado do blog Quatro Patas e Uma Crina e dá algumas luzes sobre o assunto:

A Terapia Assistida por Equinos  associa-se a um trabalho feito maioritariamente no chão, ou seja, sem que haja necessidade de montar o cavalo. Nestes casos as atividades são realizadas tendo o cavalo como companheiro de “jogo” e são todas de caráter relacional. Dificil? Nem por isso. Montam-se atividades, todas elas situações problema para as quais o cliente deve encontrar resposta e responder à atividade tendo o cavalo como seu parceiro de jogo. Sim, os cavalos também jogam e tomam um papel ativo na sessão! Os clientes são de facto levados a convencer os cavalos a fazerm as atividades consigo. Esta abordagem tem uma grande ênfase relacional além de todos os resultados positivos inerentes às abordagens terapêuticas de caráter experiencial onde o cliente toma um papel iminentemente ativo e parte à descoberta de si mesmo num contexto dinâmico e desafiante.  Desafiam-se emoções e comportamentos. Desafiam-se estilos de pensar e formas de agir. Partilham-se histórias e aprendizagens de vida através de atividades simbólicas, atividades-metáfora.Trabalham-se competências académicas, relacionais, sociais e pessoais num contexto de permanente e dinâmica interação. Tudo através da linguagem corporal. O corpo torna-se de facto no mais poderoso instrumento de comunicação e aprendizagem. Neste caso a partida à descoberta é feita ao mesmo tempo que se conquista um cavalo para ser nosso companheiro nas atividades. A auto descoberta acontece com e através do outro…

Falámos de como este projecto pretende fazer algo de diferente e inovador no campo da saúde mental em Portugal. Do seu potencial de intervenção em áreas tão diversas como a afectividade, a comunicação, a regulação emocional ou mesmo a organização do pensamento e dos comportamentos… Desde a criança ao adulto.

Depois desta conversa sobre as bases teóricas, ainda houve tempo para estar no picadeiro… Foi incrível verificar como os cavalos respondem ao nosso estado emocional e mesmo à nossa assertividade, enquanto “brincamos”, comunicamos e nos relacionamos com eles. 

Sem dúvida um projecto a seguir e que merece os parabéns!

Para conhecerem mais:

E obrigado pelo convite!!

Abraços

DG 2014

Anúncios
 

Etiquetas: ,

2 responses to “Como os cavalos podem ajudar na saúde mental?

  1. quatropataseumacrina

    17 de Março de 2014 at 20:02

    Obrigada também Dr Diogo por aceitar o convite! Foi mesmo um excelente momento de partilha! Que venham mais!

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: