RSS

E quando se está em Namek?

07 Out
Namek (ナメック星, Namekku-sei) is a planet in a ternary star system, located at coordinates 9045XY. It is the home planet of Kami, King Piccolo, and Dende, along with other Namekians. The planet was destroyed by the wrath of Frieza on December 24th, Age 762. The Namekian people were relocated to New Namek after being refugees on Earth for roughly a year.

Namek (ナメック星, Namekku-sei) is a planet in a ternary star system, located at coordinates 9045XY. It is the home planet of Kami, King Piccolo, and Dende, along with other Namekians.

Deve ser estranho acordar um dia e “estar em Namek”.

Acorda-se a notar que algo de estranho ocorre à nossa volta, embora não se consiga perceber exatamente o quê. Caras familiares parecem esconder segundas intenções, os olhares são diferentes, uma sensação de constante vigilância invade todas as horas do dia. Começa-se a reparar em pequenos detalhes, as letras das matrículas parecem conjugar-se em significados ocultos, as músicas que passam na rádio dão a sensação de nos transmitir mensagens pessoais, determinados gestos de pessoas desconhecidas parecem indicar qualquer coisa. De uma maneira que é impossível de entender ouvem-se vozes, de amigos, de namoradas, de estranhos… em lugares onde não se vê ninguém. Ouvem-se até quando se está debaixo de água, falando entre si, comentando a nossa vida. Mais estranho que tudo isto é que parece que perdemos controlo de nós próprios, os pensamentos são induzidos através de estranhas ondas do planeta Namek, os movimentos parecem estar sob controlo remoto…

Este pequeno texto é um exemplo da vivência de uma pessoa que está a apresentar sintomas de uma psicose. Na realidade é baseado em relatos de alguns pacientes que sigo, inclusivamente de um deles, que esteve muito tempo num estado psicótico crónico e que finalmente se conseguiu controlar com a utilização de fármacos antipsicóticos. Como é habitual numa psicose, existe um “desligamento” com a realidade, os doentes não compreendem que estão doentes e aceitam estas estranhas realidades sem duvidar. Felizmente este meu doente percebe quando começa a ficar pior e avisa-me que está a começar “a viajar em Namek” (e assim conseguimos travar viagens mais prolongadas!).

O que pode causar uma “Psicose”?

O termo psicose refere-se a um conjunto de sintomas, em que o principal organizador é a perda de contacto com a realidade. Múltiplas doenças e perturbações podem apresentar-se como psicose, estas são as mais frequentes:

  • Esquizofrenia: tem habitualmente o seu começo na adolescência tardia e só muito raramente aparece antes da puberdade. É uma doença crónica, que afecta cerca de 1% da população, apresenta múltiplos sintomas psicóticos.
  • Depressão: em casos graves de depressão é possível apresentar sintomas psicóticos.
  • Doença bipolar: tanto na depressão, como na fase de mania é possível estar psicótico.
  • Drogas: A causa mais frequente de psicose durante a adolecência é o abuso de drogas. O abuso de drogas como Cannabis (Marijuana), LSD (Ácidos), Metanfetaminas (Speeds, Pastilhas), Ectasy e Cocaína (crack), pode levar ao aparecimento de um quadro psicótico, por vezes prolongado e que pode evoluir para Esquizofrenia.
  • Doenças orgânicas: como tumores, encefalites ou determinadas alterações hormonais.
  • Demência: vários tipos de demência podem cursar com sintomas psicóticos, mesmo em fases iniciais.
  • Abstinência de álcool: muitas vezes pessoas com alcoolismo crónico, ao deixarem de beber repentinamente podem ter sintomatologia psicótica.
  • Epilepsia: nomeadamente a epilepsia do lobo temporal pode cursar com sintomas psicóticos.

O que fazer?

Muitas vezes, as pessoas que sofrem de psicose não reconhecem que estão doentes, muitos não irão pedir ajuda pois têm medo de ser rotulados como “malucos”. Se conhece alguém que pensa estar psicótico, deve levar essa pessoa a um profissional de saúde o mais rapidamente possível.

DG 2013

Anúncios
 

Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: