Acerca de mim


Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro Psiquiatra

Versão light


Aqui estou eu nesta foto, ou pelo menos, uma das minhas versões, pois tenho muitas (como qualquer um de nós).

Estas são algumas delas: Sou médico psiquiatra 👨‍⚕️, sou pai de 3 miúdos fantásticos 👨, sou marido, sou filho, sou irmão, sou amigo. Guitarrista nos tempos livres 🎸, gosto de passear, a pé 🥾, de bicicleta 🚴 ou de skate 🛹. Tenho uma paixão enorme por música🎵, adoro fazer playlists e dançar.

Vivo em Lisboa, cidade onde nasci e cresci: adoro a sua luz, as colinas e o Tejo.

Já fui professor universitário 👨‍🏫 e investigador 🧐 (embora isto do estudo e da investigação continuem sempre). Já trabalhei em edição científica e já fui consultor da área do SNC 🧠.

Em Dezembro de 2021, tornei-me “escritor” e publiquei o 📕 livro intitulado “E quando não está tudo bem?”. ✍️ Em Janeiro de 2025 publiquei o meu segundo livro, intitulado “Não complique (e outros 17 bons hábitos de saúde mental)”.

Já me disseram que “não tenho ar de psiquiatra”, o que eu não sei bem se é um elogio ou se tenho de me esforçar mais para o parecer (o que lamento, mas não vai acontecer 😂).

Já ando nisto da Psiquiatria desde 2005, passei por vários hospitais e clínicas. Sempre a tentar compatibilizar a minha prática, com a investigação e com a divulgação de assuntos de saúde mental.

Em 2013 criei este site “Reflexões de um psiquiatra”. Aqui vou falando sobre saúde mental, sobre o quotidiano, sobre crises e alegrias. Vou partilhando alguns dos meus pensamentos e tento desmistificar alguns temas da saúde e da doença mental.

Espero que gostem e que participem!

PS: se quiserem ver e ouvir algumas das entrevistas em que participei, espreitem a página “media”.


Versão mais “a sério”


Licenciou-se em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, em 2003. De seguida realizou o internato geral no Hospital São Francisco Xavier

Especializou-se em Psiquiatria e Saúde Mental, tendo feito a sua formação no Hospital de Santa Maria, entre 2005-10. Até 2011 manteve-se neste serviço, como assistente hospitalar. Posteriormente, entre 2012-13 integrou o Serviço de Psiquiatria do Hospital Garcia de Orta. Desde 2014 trabalha exclusivamente em prática privada em várias clínicas de referência.

Doutorou-se na área da Medicina, especialidade de Psiquiatria e Saúde Mental, em 2014. O tema da sua tese são os comportamentos autolesivos na adolescência e o orientador foi o Professor Daniel Sampaio.

Foi Assistente da Cadeira de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, de 2008-14. Entre 2015-17 foi Professor Auxiliar Convidado nesta mesma Universidade. Docente em vários mestrados e cursos pós-graduados. Colabora frequentemente com instituições da área da Saúde Mental, com associações de estudantes e outras associações da sociedade civil.

Áreas de especial interesse: perturbações do humor e ansiedade, prevenção dos comportamentos autolesivos, auto-regulação emocional, perturbações relacionadas com o trauma, interface “corpo-mente”.

Vasta experiência em Psiquiatria de Adultos e de Adolescentes, tanto no acompanhamento em ambulatório, como em internamento e no contexto de equipas multidisciplinares.

Tem participado ativamente em vários projectos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos em revistas internacionais e nacionais e realizado múltiplas comunicações em encontros científicos. É também autor de vários capítulos de livros técnicos na área da Psiquiatria (ver outras escritas).

É autor dos livros “E quando não está tudo bem?, focado nas temáticas da ansiedade e depressão e dirigido ao público em geral, e “Não complique (e outros 17 bons hábitos de saúde mental)”, focado na promoção de bons hábitos em saúde mental.

Pós-graduações: investigação em Medicina; estatística aplicada à Psiquiatria; medical writing; medical affairs e formação de formadores.

Foi consultor científico na área do Sistema Nervoso Central na Angelini Farmacêutica entre 2015-23.

Foi editor (quality advisor) do site BMJ Best Practice entre 2014-17.


Participação em organizações e sociedades:


O meu perfil no LinkedIn

Eu sou o Diogo

Bem-vindo ao Reflexões de um Psiquiatra, o meu canto na galáxia da internet, desde 2013. Aqui falo sobre saúde mental, sobre o quotidiano, sobre crises e alegrias. Vou partilhando alguns dos meus pensamentos e tento desmistificar alguns temas da saúde e da doença mental. Sou Médico Psiquiatra, mas também escritor, investigador, pai e marido.

Se quiser espreite o meu perfil no LinkedIn


Vamos conectar?