Diogo Guerreiro

Versão light
Aqui estou eu nesta foto, ou pelo menos, uma das minhas versões, pois tenho muitas (como qualquer um de nós).
Estas são algumas delas: Sou médico psiquiatra 👨⚕️, sou pai de 3 miúdos fantásticos 👨, sou marido, sou filho, sou irmão, sou amigo. Guitarrista nos tempos livres 🎸, gosto de passear, a pé 🥾, de bicicleta 🚴 ou de skate 🛹. Tenho uma paixão enorme por música🎵, adoro fazer playlists e dançar.
Vivo em Lisboa, cidade onde nasci e cresci: adoro a sua luz, as colinas e o Tejo.
Já fui professor universitário 👨🏫 e investigador 🧐 (embora isto do estudo e da investigação continuem sempre). Já trabalhei em edição científica e já fui consultor da área do SNC 🧠.
Em Dezembro de 2021, tornei-me “escritor” e publiquei o 📕 livro intitulado “E quando não está tudo bem?”. ✍️ Em Janeiro de 2025 publiquei o meu segundo livro, intitulado “Não complique (e outros 17 bons hábitos de saúde mental)”.
Já me disseram que “não tenho ar de psiquiatra”, o que eu não sei bem se é um elogio ou se tenho de me esforçar mais para o parecer (o que lamento, mas não vai acontecer 😂).
Já ando nisto da Psiquiatria desde 2005, passei por vários hospitais e clínicas. Sempre a tentar compatibilizar a minha prática, com a investigação e com a divulgação de assuntos de saúde mental.
Em 2013 criei este site “Reflexões de um psiquiatra”. Aqui vou falando sobre saúde mental, sobre o quotidiano, sobre crises e alegrias. Vou partilhando alguns dos meus pensamentos e tento desmistificar alguns temas da saúde e da doença mental.
Espero que gostem e que participem!
PS: se quiserem ver e ouvir algumas das entrevistas em que participei, espreitem a página “media”.
Versão mais “a sério”
Licenciou-se em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, em 2003. De seguida realizou o internato geral no Hospital São Francisco Xavier
Especializou-se em Psiquiatria e Saúde Mental, tendo feito a sua formação no Hospital de Santa Maria, entre 2005-10. Até 2011 manteve-se neste serviço, como assistente hospitalar. Posteriormente, entre 2012-13 integrou o Serviço de Psiquiatria do Hospital Garcia de Orta. Desde 2014 trabalha exclusivamente em prática privada em várias clínicas de referência.
Doutorou-se na área da Medicina, especialidade de Psiquiatria e Saúde Mental, em 2014. O tema da sua tese são os comportamentos autolesivos na adolescência e o orientador foi o Professor Daniel Sampaio.
Foi Assistente da Cadeira de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, de 2008-14. Entre 2015-17 foi Professor Auxiliar Convidado nesta mesma Universidade. Docente em vários mestrados e cursos pós-graduados. Colabora frequentemente com instituições da área da Saúde Mental, com associações de estudantes e outras associações da sociedade civil.
Áreas de especial interesse: perturbações do humor e ansiedade, prevenção dos comportamentos autolesivos, auto-regulação emocional, perturbações relacionadas com o trauma, interface “corpo-mente”.
Vasta experiência em Psiquiatria de Adultos e de Adolescentes, tanto no acompanhamento em ambulatório, como em internamento e no contexto de equipas multidisciplinares.
Tem participado ativamente em vários projectos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos em revistas internacionais e nacionais e realizado múltiplas comunicações em encontros científicos. É também autor de vários capítulos de livros técnicos na área da Psiquiatria (ver outras escritas).
É autor dos livros “E quando não está tudo bem?“, focado nas temáticas da ansiedade e depressão e dirigido ao público em geral, e “Não complique (e outros 17 bons hábitos de saúde mental)”, focado na promoção de bons hábitos em saúde mental.
Pós-graduações: investigação em Medicina; estatística aplicada à Psiquiatria; medical writing; medical affairs e formação de formadores.
Foi consultor científico na área do Sistema Nervoso Central na Angelini Farmacêutica entre 2015-23.
Foi editor (quality advisor) do site BMJ Best Practice entre 2014-17.
Participação em organizações e sociedades:
- Membro da direcção do Grupo de acção comunitária (IPSS para reabilitação de pessoas com doença mental), entre 2006-07
- Membro fundador e da direcção da Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria, entre 2007-08
- Membro da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, vogal da direcção entre 2009-11
- Vice-presidente do Núcleo de Estudos do Suicídio, entre 2012-15
- Membro consultivo da Distrital da Grande Lisboa da Ordem dos Médicos para o triénio 2014-16
- Membro fundador e da direção da Associação Portuguesa de Psicopatologia, entre 2014-16
- Consultor da comissão científica da plataforma saudemental.pt entre 2017-22
- Membro do Conselho Técnico da Associação SOS Voz Amiga desde 2018
O meu perfil no LinkedIn






