Estudos revelam uma clara interconexão entre saúde mental 🧠 e finanças 💵. O equilíbrio emocional leva escolhas financeiras mais inteligentes. Ao mesmo tempo, estabilidade financeira contribui positivamente para o bem-estar mental.
Nos últimos tempos existe uma moda, a meu ver boa, de desenvolver a literacia financeira. Para mim, mesmo depois de um curso de medicina e de um doutoramento, percebi que era muito ignorante a este nível. Na realidade, acho que nunca ninguém ao longo do meu percurso me falou de literacia financeira! 🥶 Mas decidi por mãos à obra e tenho andando a ler uns livros e seguido umas páginas que me têm ajudado muito! 📚😊 Como a página dos doctors on fire que desafiei para colaborar neste post! 😉
Vejam a publicação original aqui.

Tenho também pensado que literacia financeira é muito mais do que números. Termos um bom autoconhecimento, sabermos regular as nossas emoções e impulsos, termos a capacidade de planear, parecem-me fundamentais para a jornada de termos as finanças equilibradas. E, adivinhe: só com a nossa saúde mental bem cuidado é que teremos essas qualidades. aprimoradas!
Os americanos gostam muito de estudos de economia em saúde, e as estimativas dos estudos indicam que, por cada 1 dólar de investimento na promoção da saúde mental pode-se esperar um retorno entre 4 a 6 dólares. Nisto se contabilizam os benefícios como aumento da produtividade no trabalho, menor absentismo, redução de custos associados ao tratamento de condições de saúde mental não tratadas e melhoria na qualidade de vida.
Quere-me parecer que investir em ambos (saúde mental e literacia financeira) é investir em si e no seu futuro. 📚💡
Abraços
Diogo Guerreiro








Deixe um comentário