O pensamento é livre

Auguste Rodin
Auguste Rodin

“O pensamento é livre.”  Marcus Tullius Cícero

Sim, o pensamento é o que nos faz livres. Com este podemos viajar no tempo, estar no passado, no presente e no futuro… Com este podemos, nas situações mais desagradáveis e assustadoras, ter refúgio na calma e paz do nosso mundo interior… Com este podemos ver coisas que nunca sequer ousámos imaginar, perceber situações que pareciam inacessíveis, experimentar “o outro lado”.

 

“O pensamento é o ensaio da acção.”  Sigmund Freud 

O que são as nossas acções se não as mãos, os pés, os braços ou os lábios de um pensamento?

 

“Pensar é mover-se no infinito.” Henri Lacordaire

E deste infinito surgiu a ideia de criar este blog. Um sítio onde pretendo expressar na forma escrita algumas reflexões que surgem desta liberdade do pensamento e que, de alguma forma, se ligam com a minha profissão: Psiquiatra. Vamos ver o que surge disto?

Boa noite e bem-vindos!

DG 2013

Uma resposta a “O pensamento é livre”

  1. Avatar de Como surgiu a ideia de criar um blogue? | Reflexões de um Psiquiatra

    […] um ano de existência. Para ser mais exacto, começou no dia 15 de Abril de 2013, com este post: “O pensamento é livre”. Desde essa altura cresceu para 81 artigos, deu origem a uma página de facebook, é seguido por […]

Deixe um comentário

Eu sou o Diogo

Bem-vindo ao Reflexões de um Psiquiatra, o meu canto na galáxia da internet, desde 2013. Aqui falo sobre saúde mental, sobre o quotidiano, sobre crises e alegrias. Vou partilhando alguns dos meus pensamentos e tento desmistificar alguns temas da saúde e da doença mental. Sou Médico Psiquiatra, mas também escritor, investigador, pai e marido.

Se quiser espreite o meu perfil no LinkedIn


Vamos conectar?